Posso dobrar os meus dias de remição?
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, conhecido também como ENCCEJA, é uma prova proposta para pessoas que ainda não completaram o Ensino Fundamental ou Médio dentro da idade correspondente.
Uma das modalidades do Encceja é o PPL, que significa Pessoas Privadas de Liberdade. Ou seja, o Encceja PPL é aplicado junto das pessoas que se encontram em Unidades Prisionais ou socioeducativas, onde ocorre a sua realização.
Para conseguir o certificado, o candidato tem que alcançar uma pontuação mínima de 100 (cem) pontos em cada prova, já a redação tem a pontuação de 0 a 10 e para o candidato ser aprovado precisa atingir pelo menos 5 (cinco) pontos.
Mas afinal, a respeito da remição, quantos dias de remição são possíveis?
Recentemente, o STJ refez os cálculos correspondentes à remição a cada área de conhecimento aprovado, então, dos 5 campos avaliados no ENCCEJA – Ensino Médio, tem-se 20 dias de remição por área concluída, se a pessoa conseguir a pontuação mínima em todas as disciplinas, receberá +1/3 dos dias pela conclusão, tendo direito a 133 dias de remição. Quanto ao Ensino Fundamental, têm-se 26 dias de remição por área concluída e se tiver aprovação em todas elas, receberá 177 dias de remição, pela bonificação da conclusão.
BÔNUS:
E O ENEM, É POSSÍVEL TER REMIÇÃO?
Quanto ao ENEM, é semelhante ao que explicado anteriormente, com a exceção de que o apenado aprovado em todas as áreas do ENEM, a partir de 2017, não faz jus ao acréscimo de 1/3.
São 20 dias de remição para cada área de aprovação, sendo que, caso o apenado consiga a pontuação em todas as disciplinas, não recebe a bonificação de +1/3 pela conclusão, visto que essa função corresponde ao ENCCEJA.
Na prova do ENEM, são necessários 450 pontos para as áreas de conhecimento, e 500 na redação para assim, receber 20 dias de remição por cada área, podendo chegar a um total de 100 dias de remição no total.
QUADRO COMPARATIVO: ENEM E ENCCEJA